sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

COMPARAÇOES

"Deixo a vida, para entrar na história"(Frase atribuída a Getúlio Vargas)
"Saio do governo para viver a vida das ruas. Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta.”(LULA).
MOMENTOBRASILCOM.COM(comentário):
E quantas diferenças. As atuais com a corrupção encabeçando a lista.

MINHA IDENTIDADE


MENSAGEM DE FIM de ANO.


MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):

E que saibamos aproveitar as forças da Mãe Natureza. Feliz 2011! Repleto de saúde e Paz para todos.

FELIZ ANO NOVO. SALVE 2011 !!!!

Magia das Festas : reveillon
"O momento mágico, das festas de final de ano, é que todo o espírito de esperança para recomeçar esta no ar e de repente num momento fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás. De repente, num instante fugaz, as taças se cruzam e o champagne borbulhante anuncia que o ano velho se foi e o ano novo chegou. De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, um abraço caloroso, num só pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ, AMOR e muita FELICIDADE."
"Quisera festejar a chegada do Ano Novo sentindo-me poeta de uma nova sociedade, onde todos se amassem de verdade vivendo cada fração do tempo infinito, curtindo a liberdade e o gosto de viver".(Fonte:Google).
MOMENTOBRASILCOM.COM:
São os nossos votos.



quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TRADIÇOES DE FIM DE ANO.

Diferentes Costumes e Tradições de Ano Novo e Reveillon :
Entenda quais as particularidades das festas, costumes e tradições de Ano Novo e Reveillon ao redor do mundo.
A passagem do ano no Brasil tem características de todos os povos que colonizaram o país.
No Brasil, a passagem do ano tem nome francês, comida italiana e festa no melhor estilo brasileiro, com muitos fogos de artifício, confraternização entre os familiares e amigos e oferendas às entidades do candomblé, da umbanda e para os anjos da guarda.
Mas como será que essa data é comemorada nos outros países?
Na Índia, a data é muito comemorada com festas nos hotéis e queima de fogos nas ruas.
No Japão, a data é mais festejada do que o Natal, mas na China e em Israel é apenas um dia normal, já que esses dois países não seguem o calendário gregoriano.
Na China, a passagem é comemorada em setembro, e em Israel, no começo de outubro, mas as datas variam de ano para ano.
Na Grécia, também há queima de fogos e peru assado, mas há dois pratos diferentes que são preparados especialmente para essa data.
Um é o melomakarona, um doce parecido com a nossa rosquinha feito com semolina, farinha, mel e canela.
O outro é feito com os mesmos ingredientes do panetone só que é em formato de bolo e contém também uma moeda de ouro.
Na passagem do ano, o bolo é cortado entre todos os participantes da festa e quem ganhar a moeda terá muita sorte durante todo o ano.
E é da Grécia que vem a tradição de comer romãs. Lá, eles a jogam no chão para quebrá-la e dividir entre todos.
Já a nossa tradição de comer lentilhas vem da Itália.
Assim como os bailes e comemorar dançando a noite inteira nas discos.
Mas no Oriente, mais especificamente no Japão, tudo é bem diferente.
Como não são católicos, comemoram muito mais a passagem do ano do que o Natal.
No dia 31 de dezembro as famílias vão aos templos de sua religião, xintoístas ou budistas, por isso as ruas ficam lotadas e há também queima de fogos.
Antes de irem aos templos, as famílias jantam macarrão.
Para eles, esse alimento trará fortuna para toda a família.
No dia seguinte, é costume no Japão saborear algum tipo de cozido bem saboroso feito especialmente para a data, geralmente à base de pargo (um tipo de peixe), ovas de peixe, camarão ou um tipo de feijão.
Antigamente, a festa durava três dias e o comércio não abria, mas hoje a tradição já está mudando.
Hogmanay, apesar de ser localizada na mesma ilha que a Inglaterra, na Escócia a história é bem outra, com muitas festas e animação.
As atividades para comemorar o Hogmanay, o Réveillon escocês, começam às 8 horas do dia 31 de dezembro e só terminam às 6 horas do primeiro dia do ano-novo.
É uma data muito mais comemorada do que o Natal.
Na capital, Edinburgo, há desfiles de gaiteiros com suas saias típicas e acompanhados por dançarinos típicos na rua principal, a Princes Street.
À meia-noite, os canhões do Castelo de Edinburgo são disparados, há uma grande queima de fogos e um gaiteiro, especialmente iluminado e microfonado, começa a solar lá de cima do castelo.
A festa é regada a muito uísque e pratos à base de intestinos e testículos de carneiro, e o grande desfile acaba em festas espalhadas por todos os pubs da cidade.
Espanhóis comemoram dez dias.
O peru também é o prato principal servido na Espanha.
Além dele, também é feito um delicioso prato com bezugo (um tipo de peixe) assado com batatas.
São feitos também doces de marzipan com formas de figuras, pães doces amanteigados e torrões à base de amêndoa e mel.
Mas como o povo espanhol é muito festeiro, as comemorações já começam no dia 28 de dezembro, dia dos Santos Inocentes, que equivale ano nosso dia da mentira, e vai até o dia 5 de janeiro, quando eles comemoram a chegada dos reis Magos, que é até mais celebrado que o Natal.
Nesse dia fazem as cavalgadas de reis nas cidades e é preparada a rosca de reis. Dentro dessa rosca colocam várias figuras e brinquedinhos para as crianças.
E a passagem do ano em Madri é uma superfesta.
Lá, todos vão a Puerta del Sol, onde há um relógio, e cada um leva seu próprio pacote com 12 uvas.
A cada badalada do sino do relógio, comem uma uva e fazem um pedido. Quem não vai até lá, acompanha a transmissão da televisão.
Depois há uma grande confraternização e as pessoas brindam com cava, a champanhe espanhola, e bebem muito vinho e anis, sem gelo.
Nem mesmo o frio impede que os ingleses saiam de casa para comemorar a passagem do ano.
Em Londres, os jovens vão até a Trafalgar Square aguardar o Big Ben dar a última badalada do ano e festejar vendo os fogos de artifícios e tomando cervejas quentes.
E as famílias fazem verdadeiros piqueniques no Speaker's Corner do Hyde Park, um parque muito bonito perto do Palácio de Buckingham. Apesar de pertencer também ao Reino Unido, a Irlanda tem uma festa mais comportada, comemorada dentro dos pubs.
E no País de Gales, por causa do frio intenso, só os mais jovens costumam celebrar a data fazendo festa na praça central, tomando muito bayle, um cremoso licor irlandês e muita cerveja quente.
Charme ,é na França, que deu o nome Réveillon para a data, a passagem do ano é uma grande festa entre amigos, na qual se saboreia bons pratos, mas sem um menu fixo.
Alguns aproveitam para comer o tradicional fígado de pato e ostras cruas.
Mas o ápice da festa, sem dúvida, é a meia-noite, quando todos se beijam e tomam muita champanhe.
Na França, em alguns lugares, fala-se Réveillon e, em outros, dia de São Silvestre Em busca de poder, amor, sorte, dinheiro, felicidade, surgiram outras formas especiais de celebração do ano-novo.
Na Índia, são atirados na fogueira objetos que representam impurezas e doenças.
Na China, usa-se a cor preta para dar sorte.
No Japão, é comum fazer uma cerimônia de limpeza na casa e pendurar uma corda de arroz na entrada, para afastar os maus espíritos.
Seja onde for ou quando for, o que importa é que esse ano novo seja feliz, próspero e cheio de paz, em todos os países!
Feliz Ano Novo.

(Fonte:google).

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O TREM DA ALEGRIA EM BRASÍLIA.

"Um completo feliz Natal. Tenho certeza que o Brasil mudou muito e esse vai ser um Natal feliz, muito bom, para os brasileiros e brasileiras.”Dilma Rousseff".
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Pelo visto, o 'imortal'(?) Sarney fez escola: A 1ª presidenta do Brasil, escorrega na mesma maionese. A baixo,
A FESTA EM BRASÍLIA:
O governo planeja realizar uma gigantesca festa para a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. O ato inclui recepção à delegações estrangeiras de 40 países, atrações para 70 mil pessoas entre militantes petistas e simpatizantes de todo o Brasil, além de cerca de 1300 convidados do Palácio do Planalto. Essa troupe será animada por cinco palcos espalhados pela Esplanada dos Ministérios que receberão shows temáticos de bandas das cinco regiões do país. Haverá até atrações infantis para agradar o público mirim. As principais atrações serão Elba Ramalho, que teve música usada como jingle da campanha de José Serra (PSDB) na corrida eleitoral, Zélia Duncan, Gabi Amarantos, a sambista Mart'nália. A noite encerra-se com a apresentação de Fernanda Takai, do grupo mineiro Pato Fu, que tem como fã de carteirinha Dilma Rousseff. Os shows das quatro estão previstos para começar depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passar a faixa presidencial para sua sucessora e Dilma fizer o discurso para a multidão. A cerimônia de posse da presidente eleita está marcada para começar às 14h. A previsão do Itamaraty é que o desfile de carro aberto no Rolls Royce doado pela Rainha Elisabeth II da Inglaterra comece 10 minutos depois. Atiradores de elite estarão espalhados em pontos-chave da Esplanada. A previsão é que ela chegue ao Congresso às 14h30. Na rampa, será recepcionada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que a acompanhará até o plenário da Câmara. Na presença de deputados e senadores, ela jurará obedecer a Constituição, fará uma declaração aos parlamentares, passará em revista na tropa dos Dragões da Independência e volta ao Rolls Royce ao lado do vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB). Juntos, seguirão ao Palácio do Planalto onde será recepcionados pelo presidente Lula e pelo vice José Alencar. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a previsão é que isso ocorra por volta das 16h30. Depois seguem para o púlpito para a passagem da faixa presidencial. Adornada com o símbolo da República já como presidente, a nova chefe de estado e governo brasileira segue para cumprimentar seus colegas estrangeiros. Com o protocolo concluído, Dilma volta ao púlpito para fazer uma mensagem ao povo. Concluída as palavras da presidente empossada, o público volta os olhos à Praça dos Três Poderes para assistir aos shows de Elba Ramalho, Fernanda Takai e companhia por volta das 18h30. Dilma, enquanto isso, segue para o Itamaraty para uma recepção de confraternização e não tem hora para acabar. Os shows nas cinco tendas regionais começarão às 10 horas da manhã. Haverá dança típica de indígenas da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima; Cordão de Boi, do Tocantins. Está prevista a apresentação de grupo paranaense de Fandango, rock dos gaúchos Sombrero Luminoso, além de balé ucraniano-brasileiro Vesselka. O Ministério da Cultura também prevê a participação do grupo Brô MC's, que se intitula de rap indígena da reserva Jaguapiru, em Dourados (MS). Haverá também um grupo de frevo. A programação infantil terá atração circense de bonecos gigantes e pernas de pau e o grupo Mamulengo Presepada.
E haja custo para o povo bancar.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A DANÇA DO SALARIO MÍNINO.

Confirmado pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para permanecer no cargo, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, defendeu o salário mínimo em R$ 560 em 2011, acima dos R$ 540 pregados pela equipe econômica de Dilma.Folha - Há conflito com outros ministérios?Carlos Lupi - Nunca tive briga. A opinião de um ministro é essa, a de outro é aquela, e quem decide é o Lula. Toda vez que tem conflito, o Lula entra para o lado do trabalhador. Em toda discussão de salário mínimo de que participamos, vencemos o Planejamento e a Fazenda.Como é que o Lula poderia ser favorável a flexibilizar a legislação [trabalhista]? Como é que ele não ia fazer uma política regionalizada?(Fonte: FOLHA).
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Como ocorre todos os anos, os responsaveis pela decretação do novo salário mínimo, iniciam o jogo de cena, tentando chamar a atenção da nação. È praxe, o mísero salario ficar no patamar mais alto citado pelos poderosos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O NATAL PASSOU, MAS AS REFLEXÕES FICAM!

O dia mais belo - HOJE.
A coisa mais fácil - ERRAR.
O maior obstáculo - O MEDO.
O maior erro- O ABANDONO.
A raiz de todos os males - O EGOÍSMO.
A distração mais bela - O TRABALHO.
A pior derrota - O DESÂNIMO.
Os melhores professores - AS CRIANÇAS.
A primeira necessidade - COMUNICAR-SE.
O que lhe faz feliz - SER ÚTIL AOS DEMAIS.
O pior defeito - O MAU HUMOR.
A pessoa mais perigosa - A MENTIROSA.
O sentimento mais ruim - O RANCOR.
O presente mais bonito - O PERDÃO.
O mais imprescindível - O LAR.
A rota mais rápida - O CAMINHO CERTO.
A sensação mais agradável - A PAZ INTERIOR.
A maior proteção efetiva - O SORRISO.
O maior remédio - O OTIMISMO.
A maior satisfação - O DEVER CUMPRIDO.
A força mais potente do mundo - A FÉ.
As pessoas mais necessitadas - OS PAIS.
A mais bela de todas as coisas - O AMOR.

domingo, 26 de dezembro de 2010

RELAX MUSICAL (HOMENAGEM)

Para a mulher mais importante da minha vida: Maria José Rezende!!!!!!


sábado, 25 de dezembro de 2010

O NATAL PARA OS ESPÍRITAS.

Na noite em que o mundo cristão festeja a Natividade do Menino Jesus, os espíritas devem se lembrar de comemorar o nascimento da Doutrina Espírita, entendida como a terceira revelação, um novo marco no desenvolvimento espiritual da humanidade, em que todos os problemas, todas as dúvidas, todas as dores serão explicadas à luz da razão e do bom senso. Dentro deste contexto, a lei da reencarnação é um dos princípios fundamentais para o perfeito entendimento do sofrimento e da dor. De acordo com a reencarnação ou a diversidade das vidas sucessivas, temos condições de melhor vislumbrar o nosso futuro, que nada mais é do que uma continuidade daquilo que estivermos fazendo nesta vida. Optando pela prática do bem, teremos uma vida futura feliz; escolhendo o mal, teremos que sofrer as suas conseqüências, no sentido de nos adaptarmos à lei do progresso, que é inexorável.(EMMANUEL).

PARABÉNS PRA JESUS!!!!!!!!!!!!

E para a minha sogra D. Lucy Natália.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O HOMEM DE NAZARÉ

video

MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):

Êste foi o único homem que por aqui passou e sabia o que fazia e dizia.

NATAL MUSICAL!!!

Natal em rítmo de Samba.




UM NATAL de PAZ!!!!

FELIZ NATAL!!!




MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):

Deseja Um Natal de Paz e Bôas Festas a todos!!!

BOAS FESTAS!!!!!!


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

MAIS UM BLÁ-BLÁ-BLÁ.......E GRANDE SACANAGEM.

Uma decisão fala em dia 3 de janeiro, outra em dia 7, mas não vamos nos pautar por essas datas. Vamos pensar em retomar a greve lá pelo dia 10 ou após primeira semana, depois que as pessoas já tiverem feito suas viagens - afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesat e reclamou que a Justiça Federal não deveria não deveria tratar da questão, que é trabalhista, mas disse que independentemente das decisões serem deburradas, a categoria seguirá trabalhando. Mas destacou que, mesmo sem greve, os passageiros podem enfrentar problemas nos próximos dias.
- Vamos trabalhar da melhor maneira possível, mas podem ocorrer muitos atrasos e cancelamentos de voos porque as empresas estão com suas tripulações com limites de horas de voo estourados. Isso não é movimento nosso, não tem nada a ver com greve. Nosso compromisso é operar dentro da legislação para que a sociedade possa ir e voltar com segurança. (Fonte: O GLOBO).

MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Leis, regulamentos e concessões totalmente obsoletas, permitem que sindicatos e categorias de tralhadores em serviços essenciais, utilizem-se dos meios mais hipócritas que possam haver. Que presidentes sindicais, possam 'alfinetar' a Justiça Federal esteja metendo o bedelho onde não é chamada. No caso em questão, a greve na aviação, como não intrometer-se? È questão trabalhista, mas o serviço não pode simplesmente parar, pela vontade deste ou daquele sindicato ou categoria. Em se tratando de serviços essenciais, pelo menos 30% tem que funcionar. O último paragrafo da materia, deixa bem claro que: "Fomos impedidos de deflagramos a greve, mas vamos prejudicar a quem pudermos". Essa historia de trabalhar da melhor maneira possível, é conversa mole pra boi dormir. As empresas com as tripulações estouradas em limites de voos, é a válvula de escape para os atrasos e cancelamentos. Ou seja: greve disfarçada. Nao somos contrários às greves. Mas que ocorram em datas previamente marcadas. Que sejam respeitados os direitos de todos. êste aviso do presidente do sindicato é a confirmação do que irá ocorrer. Em suma: É ALTA SACANAGEM.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A SEDUÇÃO do PODER.

O poder muda a pessoa:
O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas. (R. Kurz). O psicanalista J. Lacan [1] ,observou que a partir do momento em que alguém se vê "rei", ele muda sua personalidade. Um cidadão qualquer quando sobe ao poder [2] , altera seu psiquismo. Seu olhar sobre os outros será diferente; admita ou não ele olhará "de cima" os seus "governados", os "comandados", os "coordenados", enfim, os demais.
Estar no poder, diz Lacan, "dá um sentido interiormente diferente às suas paixões, aos seus desígnios, à sua estupidez mesmo". Pelo simples fato de agora ser "rei", tudo deverá girar em função do que representa a realeza. Também os "comandados" são levados pelas circunstâncias a vê-lo como o "rei do pedaço".
La Boétie [3] parecia indignado em perceber o quanto o lugar simbólico de poder faz o populacho se oferecer a uma certa "servidão voluntária". Bourdieu chama-nos atenção para a força que o símbolo exerce sobre os indivíduos e grupos. Antes de ocupá-lo, o poder atrai e fascina; depois de ocupado tende a colar a alguns como se lhes fossem eterno. Aí está a diferença entre um Fidel Castro e um Nelson Mandela. O primeiro e a maioria dos ditadores pretendem se eternizar no poder, o segundo, mais sábio, toma-o como transitório, evitando ser possuído pelo próprio. ("Possuído", sim, pois o poder tem algo de diabólico, que tenta, que corrompe, etc). Uma vez no poder, o sujeito precisará de personas (máscaras) e molduras de sobrevivência. A persona serve para enganar a si e aos outros. A moldura, é algo necessário para delimitar simbolicamente a ação dele enquanto representante do poder. A ausência de moldura ou o seu mau uso fará irromper a força pulsional do sujeito que anseia por mais e mais poder, podendo vir a se tornar uma patologia psíquica. A história coleciona exemplos: Hitler, Stalin, Mobutu, Collor de Melo, Pol Pot, Idi Amim, etc. No filme As loucuras do rei George III [4] , da Inglaterra, somos levados a perceber duas coisas: o quanto que as pessoas recusavam a idéia de um rei que perdeu a razão em função de uma doença e, que fazer para impedir alguém que representa o poder máximo de uma nação, devido a suas loucuras? O poder faz fronteira com a loucura. Não é sem motivo que muitos loucos se julgam Napoleão ou o Rei Luis XV. Parece que há algo de "loucura narcísica" nas pessoas que anseiam chegar ao poder político (governante de uma cidade, estado ou país, ministro, membro do secretariado local), ou ao poder de uma instituição, empresa, departamento, pequeno setor de uma organização qualquer ou grupo qualquer. O narcisismo de quem ocupa o poder, revela-se na auto-admiração (o amor a si e aos seus feitos), na recusa em aceitar o que vem dos outros e no gozo que ele extrai do poder, que, levado ao extremo poderia revelar loucura. R. Kurz, é direto ao declarar que "o poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas". O sociólogo M. Tragtenberg certa vez observou como muitos intelectuais discursam uma preocupação pelo "social", mas estão mesmo preocupados com a sua "razão do poder". Há uma espécie de "gozo louco" pelo poder, que faz subir a cabeça dos que estão jogando para ganhá-lo um dia. Do ponto de vista psicológico, observa-se que o poder faz o ocupante perder a própria identidade pessoal e assumir outra, contornada pela "fôrma" do próprio poder. Os cargos executivos (presidente, governador, prefeito, diretor, reitor, etc), tem uma fôrma própria, um lugar que marca uma certa diferença em quem a ocupa em relação aos cargos de segundo escalão (ministros, secretários disso e daquilo, chefes de gabinetes, assessores, etc). As "pequenas autoridades" dos escalões inferiores - mas com algum poder - costumam ter atitudes mais protofascistas que as grandes. São mais propensas a "vender sua alma ao diabo" que as grandes para estar no poder. O psicólogo Ricardo Vieira, da UERJ, de quem me inspirei para continuar seu artigo, levanta os quatro primeiros indicadores de mudanças que ocorrem com as pessoas que chegam ao poder:
1) no modo de vestir: o terno, a gravata, o blazer e o tailleur que, antes eram utilizados em circunstâncias especiais, passam a ser usados cotidianamente, mesmo quando não é necessário utilizá-los. Alguns demonstram certo constrangimento em trocar a surrada camiseta e passar a usar um blazer ou uma camisa de linho, pelo menos nas ocasiões especiais. Se antes usava um cabelo comprido, despenteado, logo é orientado a cortá-lo, penteá-lo, dar um trato. Na última eleição para prefeito de Maringá, um candidato foi orientado pelo seu marketeiro para mudar o cabelo enrolado por um penteado de brilhantina. Perdeu a eleição.
2) mudam as relações pessoais: os antigos companheiros poderão ser substituídos por novos, que o leva a sentir-se menos ameaçado. O sentimento persecutório de "ser mal visto", precisa ser evitado a qualquer preço por quem ocupa o poder.
3) altera o tratamento com o outro, que torna-se autoritário com seus subordinados; gritos e ameaças passam a ser seu estilo. Certa vez, perguntaram a Maquiavel se era melhor ser amado que temido? O autor de O príncipe respondeu que "os dois mas se houver necessidade de escolha, é melhor ser temido do que amado".
4) mudam os antigos apoios e alianças. Aqueles que o apoiaram chegar ao poder, transformam-se em arquivos vivos dos seus defeitos. O poder leva a desidentificação com os antigos colegas de profissão. É o caso do presidente FHC e do seu Ministro da Educação Paulo Renato Souza, depois de executivos, ambos não se vêem mais professores.
5) Resistência em fazer auto-crítica. Antes, vivia criticando tudo que era governo ou tudo que constituía como efeito de governo. Mas, logo que passa a ocupar o poder, revela "sua outra face", não suportando a mínima crítica. O poder os torna cegos e surdos a crítica. Uma pesquisa de Pedro Demo, da Universidade de Brasília, constata que os profissionais de academias apreciam criticar a tudo e a todos, mas são pouco eficazes na crítica para consigo mesmos. Enquanto só teorizavam, nada resolviam, mas quando passam a ocupar um cargo que exige ação prática, terá que testar a teoria; agora é que "a prática se torna o critério da verdade" [5] . Por falta de referencial e por excesso de idealismo, é freqüente ocorrerem bobagens e repetições dos antigos adversários, tais como: fazer aumentos abusivos de impostos, aplicar multas injustas, discursos cínicos para justificar um ato imoral de abuso de poder, etc. Há um provérbio oriental que diz: "quem vence dragões, também vira dragão". Os sujeitos quando no poder protege-se da crítica reforçando pactos de auto-engano com seus colegas de partido. Reforçam a crença de que representam o Bem contra o Mal, recusam escutar o outro que lhe faz crítica e que poderia norteá-lo para corrigir seus erros e ajudar a superar suas contradições. Se entrincheirarem no grupo narcísico, o discurso político tornar-se-á dogmático, duro, tapado, e podemos até prever qual será o seu futuro se tomar o caminho de também eliminar os divergentes internos e fazer mais ações de governo contra o povo, "em nome do povo".
Infelizmente assim é o poder: seduz, corrompe, decepciona e faz ponto cego e surdo nos seus ocupantes temporários.
(Fonte: Raymundo de Lima/Psicanalista e professor da UEM)

(Colab. Norma Barral).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PAU QUE NASCE TORTO, NAO TEM JEITO. MORRE TORTO!

Escuta da PF flagra ministeriável do PMDB :
Deputado Pedro Novais pediu ao empresário Fernando Sarney que beneficiasse um aliado na Justiça Eleitoral . Conversas indicam que filho do senador Sarney foi procurado por sua relação próxima com Nelma Sarney, do TRE. O futuro ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB-MA), foi flagrado em escutas da Polícia Federal pedindo ao empresário Fernando Sarney que beneficiasse um aliado na Justiça Eleitoral. Filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), Fernando é investigado há três anos pela PF. As conversas interceptadas pela polícia mostram que ele foi procurado pelo futuro ministro por manter uma relação próxima com a tia, a desembargadora Nelma Sarney, à época corregedora do Tribunal Eleitoral do Maranhão. Indicado ao Ministério do Turismo pela bancada do PMDB da Câmara, Novais, que diz não se recordar das conversas gravadas pela polícia, é alinhado politicamente aos Sarney no Maranhão. O pedido ao empresário seria em favor do prefeito de Bacuri (MA). Ele enfrentava problemas com a Justiça Eleitoral por não ter participado da convenção que escolheu o candidato do PSB à prefeitura e, a seguir, fez a própria reunião para ser aclamado como representante do partido para disputar o cargo. (Fonte: FOLHA).
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
"Estamos vivendo um novo Brasil", ainda é o slogan do Lula. E o próximo segundo a peça publicitária ainda este mês, é: "Estamos vinvendo um Brasil de todos". O correto, seria o adjetivo final, ser 'todas' as corrupções possíveis e imagináveis. Êste, sim, é o Brasil do presidente que tem mas moral é ética, que qualquer outro brasileiro(na opinião dele). Entra governo, sai governo; entra senador, sai senador; entra deputado sai deputado e, a corrupção continua! Eta! povo que gosta de eleger candidatos errados. Decide em 30 segundos e leva 4 ou 8 anos arrependendo-se(?).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A DESPEDIDA DE LULA.

A campanha publicitária de "despedida" do presidente Lula da Presidência custou R$ 20 milhões.
Com um novo slogan "Estamos vivendo o Brasil de todos", a propaganda em rádio, TV, jornais e revistas fala sobre o crescimento econômico dos últimos anos e ressalta números sobre redução da desigualdade social.As peças publicitárias começaram a ser exibidas em dezembro e, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), estão sendo divulgadas em 325 veículos de comunicação pelo País."Comida na mesa, carteira assinada, crianças na escola, vida no rumo. Estamos vivendo o Brasil de todos", diz uma das duas propagandas veiculadas em revistas. Na outra peça, o texto diz: "Está no número, está no dia a dia dos brasileiros. Estamos vivendo o Brasil de todos."Segundo a Secom, o novo slogan "Estamos vivendo um Brasil de todos" é uma "evolução do conceito" anterior "Estamos vivendo um novo Brasil". A campanha foi feita pelas agências Propeg e Matisse, duas das três que detêm a conta da secretaria.A verba para publicidade institucional da Presidência, que tem como objetivo divulgar ações e projetos do governo federal, foi orçada em R$ 167 milhões neste ano.
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Comida na mesa? como, se o preço da carne subiun assustadoramente? Carteira assinada? se por todo o país, existem vagas não preenchidas por falta de qualificação. E onde estão estas escolas técnicas? Crianças na escola? E a segurança dentro das salas de aulas? Estamos vivendo um novo Brasil? Se a campanha de desdepedida presidencial, tem este custo? Se um novo imposto sobre cheques emitidos será cobrado? Vamos devagar com o "andor", que o Santo é de barro".

domingo, 19 de dezembro de 2010

RELAX MUSICAL.


sábado, 18 de dezembro de 2010

MEDIUNIDADE E LUZ

A mediunidade benção Divina que o Pai concede aos seus filhos, oportunizando-os ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das virtudes inerentes à alma, virtudes que em alguns estão adormecidas.
A conscientização Mediúnica se efetiva com muito estudo, disciplina e dedicação. A caridade, a assistencia fraterna, o consolo, o amparo ao próximo representam forças Divinas que habilitam o médium tornar-se um Ser à serviço do Cristo e do Pai.
O médium que almeja a plenitude espiritaul deve diariamente, purificar a mente, cultivando pensamentos nobres, elevados, positivos, úteis, dessa forma eleva a sua vibração psíquica e mental, promovendo uma conexão com almas elevadas, tornando-a aberta, receptiva, em sintomnia com o Divino. O coração deve ser preenchido com valiosos sentimentos, sublimando as paixões e emoções, deixando-se impregnar com a energia do perdão, da generosidade, da serenidade, do amor. O amor que une e agrega as criaturas,
O compromisso mediúnico se fortalece com a auto-confiança, a confiança. a fé, devotamento e DESAPEGO.
A Determinação, a Aceitação, O Respeito e O Amor, são conquistas da alma que darãop a vitória nesse belo Caminho de Luz.
PAZ PROFUNDA!
(Cesar guimarães é o dirigente Espeitrual do GECAL-Grupo Espírita Caminho da Luz/SSA/BA)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CINISMO E DEMAGOGIA

1-Vou cuidar da estabilidade econômica e do investimento, além de defender sempre a liberdade de imprensa. (Dilma Rousseff)
2-Chega de demagogia e hipocrisia. É isso que me deixa impressionado. Para ter o jogo é só estabelecer regras rígidas e controle. Essa verba arrecadada poderia beneficiar muita gente e gerar empregos.”Sérgio Cabral, governador do Rio, ao defender a liberação do jogo.
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
1-A afirmação da presidenta eleita em seu discurso hoje, no ato da diplomação, de que irá defender sempre a liberdade de imprensa, causa-nos espécie! Com o temperamento que tem, explosivo, autoritário e irritantemente criador de problemas, aliado ao histórico político que possui, comprovam que não passa de utopia tal afirmação. Passados os euforismos inicias do novo cargo, não aguentará as críticas da imprensa após o primeiro mês de governo. Até porque, veio do porão ao palácio. "O passado não perdoa", é o título de um filme antigo. Mas nunca foi tão atual, para nominar uma situação e ilustrar o futuro.
2- Já o governador do Rio de Janeiro, que aceitou em sua campanha doações(?) de banqueiros do jogo de bicho, donos de casas' caça níqueis' e empresários de bingos, defende a liberação do jogo, fazendo ele sim, demagogia e usando da hipocrisía em seu eloquente e nervoso pronunciamento. Eis o que se apresenta no quadro político nacional para o Ano Novo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

GREVE NA AVIAÇÃO.

Aeroviários e funcionarios dos aeroportos ensaiam greve para o dia 23.
MOMENTOBRASILCOM.COM(comentário):
Prevista para iniciar-se no dia 23, uma greve na aviação. Desta vez, não passará de tentativa. Justamente na época em que Brasília estará efervecente de políticos, puxa-sacos e convidados para a posse da presidenta, o governo tomará todas as medidas cabíveis para que o fato não se concretize. Caso contrário, será a falência total do Ministério da Defesa e da ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil e, consequentemente a desmoralização do senhor Nelson Jobim e da presidenta Solange Vieira respectivamente. Aliás, o referido ministro, há algum tempo atrás, em entrevista declarou que iria tomar providencias junto as Companhias aéreas no sentido de padronizar o número de poltronas nas aeronaves que fazem os voos domésticos, em virtiude das más acomodaçoes existentes entre os assentos no que se refere à distancia entre eles, pois, sentiu na pele o incômodo, já que tem um porte físico avantajado, medindo em torno de 2ms. Até hoje, esta providencia não foi tomada e os aviões continuam tendo aumentada o numero de pasageiros, sem se falar no total descaso com os usuários no que tange atrasos e mal atendimento nos balções, independentemente de prática do overbooking.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A RAPOSA SEGURA O LOBÃO.

PMDB continua mostrando a que veio!
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
O PMDB continua fazendo valer sua força no novo governo do país. O José Sarney, a raposa, continua mantendo com mãos de ferro, seu apaniguado no ministério das Minas e Energia, Edison, o Lobão. Ninguem tira! "È indicação minha e pronto!". O Marco Maia, vice-presidente da Câmara dos Deputados, assumiu hoje interinamente com o afastamento do titular Michel Temer, que em 1º de janeiro tomará posse como vice-presidente da República, mas tambem já profetizou: "Ele será o novo presidente da casa". Esta determinação, joga por terra, a preferencia da nova presidenta, que queria o Candido Vaccarezza. Antes mesmo de assumir, Dilma já convive com situação melindrosa, pois, excetuando-se a indicação da cabeleireira, todas as demais foram feitas pelo Lula ou impostas pelo PMDB. Resta saber, até quando a explosiva, Chefe-de-Estado, suportará engolir tantos 'sapos". De 'egos inflados" e 'melindres', vai-se se construindo o futuro do Brasil.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O ÚLTIMO GOLPE.

Em discurso na manhã desta segunda-feira no Hospital Sarah Kubitschek, onde foi homenageado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dar palpite no governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, e defendeu a criação de uma verba extra para financiar a saúde, nos moldes da antiga CPMF, derrotada no Congresso em 2008. Lula afirmou que, sem esse recurso a mais, a área poderá se tornar ingovernável. Ele também criticou, mais uma vez, o Congresso por não ter aprovado a CPMF. Para ele, a rejeição se deu por conta do ódio, rancor e maldade de alguns.
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Na verdade Lula quer acertar dois 'coelhos com um só tiro': aumentar a arrecadação de recursos para tentar cobrir os gastos da campanha e vingar-se da única derrota que sofreu no congresso, fato que o mantem engasgado até hoje. Se conseguir êxito, será mais um escorcho à nação e fatalmente mais uma vez não será aplicado na saúde.

TEM CULPA EU?

“Hoje, quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo [...]. É um ajuntamento de assaltantes. Acho que o Michel Temer é, hoje, o chefe dessa turma de pouco escrúpulo.”Ciro Gomes, no primeiro semestre deste ano".
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Ontem inimigo ferrenho. Hoje cotado para ser ministro da Integração Nacional ou ocupar a nova Secretaria Especial de Portos, justamente no governo, onde o vice-presidente é o Michel Temer. A classe política, na verdade nujnca sabe o que diz. A palavra proferida, ontem, hoje, já não é a mesma. E depois é a imprensa a grande culpada por noticiar os fatos que acabam sendo pitorescos. E por falar em 'culpas', uma das missões do novo chefe da Casa-Civil, é tentar aproximar a imprensa do governo. os políticos, tornam-se desacreditados por sí só. Se comento criticando, é em cima de fatos. De quem é a culpa? TEM CULPA, EU?









segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

EDITORIAL

Lamentamos profundamente que a Academia Brasileira de Letras, que tem suas cadeiras ocupadas por verdadeiros baluartes ilustres e imortais, tenha admitido em seu quadro e tornando-o tambem 'imortal' o senhor José Sarney, que se não bastasse o quadro degradante do Maranhão, sua terra natal, que apontada por pesquisas tem o pior IDH-Ìndice de Desenvolvimento Humano do país, a começar pela educação, um político que sabedor de que não seria eleito pelos próprios conterrâneos pelo total descaso que sempre norteou sua administração, muda o endereço eleitoral, para conseguir e conseguiu seu intento, sendo eleito pelo Amapá e, quando Presidente do Brasil, mostrou incontáveis vezes, seu total desconhecimento pelo nosso idioma; em todos os pronunciamentos feitos à nação, iniciava-os da seguinte forma: "Brasileiros e brasileiras ...... como se o plural do substantivo 'brasileiros' enquadrasse apenas o contingente masculino, e sabemos que na verdade engloba ambos os sexos; portanto, brindava-nos com erro crasso, seja agora tambem integrante e homenageado pela co-irmã de Brasília. A que ponto chegaram os homens que se dizem 'ilustres e imortais'. Quanta saudade nos faz homens da estirpe de um Rui Barbosa, Olavo Bilac, os educadores Darcy Ribeiro e Raul Sá, para citar apenas alguns, que devem revirar-se nas 'tumbas' como diriam alguns, ao tomar conhecimento de tantos e tantos disparates, de tanto despreparo e, principalmente com tamanho desrespeito à língua portuguesa brasileira e ao seu povo. A vergonha que sinto, é IMENSURÁVEL.

domingo, 12 de dezembro de 2010

RELAX MUSICAL (H-O-M-E-N-A-G-E-M)

Não encomendei ao Roberto esta música. Mas é como se tivesse feito. Ela resume em quase 100%, o que a Maria José Rezende, significa para mim.





MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):

E que o espírito do Natal, invada a todos com saúde, harmonia e muita PAZ!






RELAX MUSICAL



MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):

Acreditem: nada e por acaso.

sábado, 11 de dezembro de 2010

AJUDA AO PRÓXIMO.

Quem desconhece o Espiritismo tem ideias errôneas a seu respeito, como tivemos oportunidade de verificar durante um programa de televisão que, há alguns anos, foi realizado no canal 7 de Salvador(TV Bandeirantes). Participavam dos debates um padre, um pastor, um espírita e um materialista, se não nos falha a memória. Na última parte, os telespectadores passaram a telefonar, efetuando perguntas e escolhendo quem deveria dar as respostas. Uma senhora ligou dizendo não aceitar o fato de que "o Espiritismo ensina que não se deve ajudarf a quem padece, tendo em vista que o sofrimento é a consequencia de erros praticados em outras vidas", pelo que não deveríamos interferir. Esclarecemos, na oportunidade, que não é assim que a Doutrina se posiciona e passamos a explicar o assunto, informando que muitos padecem em processos de expiação, mas isso não significa que o espírita deva cruzar os braços deixando que a lei de causa e efeito se cumpra porque nós não somos juízes e enm emos o direito de julgar ou condenar ninguem. O que o Espíritismo ensina é que somente a Deus cumpre fazer justiça e não é sem razão que esquecemos a vida pretérita porque assim poderemos auxiliar mais facilmente até mesmo aqueles que foram nossos inimigos no passado e cometeram faltas contra nós. Por aí se vê quanto ele nos convida a prestar auxílio indistintamente, pois é obrigação de todos, espíritas ou não, ajudar a quantos necessitem de nossas atenções, sem que nos preocupemos com o fato de tratar-se de expiação em que o criminosos de ontem vem arcar com as consequenciasa de seus crimes. Uma pessoa pode nascer em uma posição penosa e dificil justamente para que se veja impelida a procurar os meios de vencer as dificuldades, aprendendo a perseverar na luta sem se deixar esmorecer. Sua situação pode ser dolorosa, se o espírito reencarna para expiar males de um passado delituoso, o que ocorre para que a lei seja cumprida "até o último ceitil", conforme o Mestre observou porque a justiça divina não faz exceção e todos estamos sujeitos a ela. Mas não devemos ficar indiferentes ao sofrimento alheio para que a justiça se faça, porque esta - por ser perfeita - seguirá seu curso independente da ajuda que prestemos ao sofredor. A prática da caridade deve ser uma constante na nossa vida, independente de crenças. Assim como a senhora que telefonou, háq outras pessoas que tambem fazem ideias errôneas do Espiritismo e, recetemente, alguem nos disse desconhecer qualquer obra benemérita praticada pelos espíritas, ao tempo em que citava trabalhos desenvolvidos por irmãos de outras crenças e entidades filantrópicas sem ligação com qualquer credo religioso. Explicamos que os seguidores do Espiritismo buscam praticar a caridade em qualquer circunstância e sob diversas formas sem que disso faça alarde, sendo este, possivelmente, o motivo de muita gente desconhecer seus trabalhos em benefício do próximo. Existem inúmeras obras realizadas por cebntros espíritas, dentro e fora de suas sedes, como a distribuição de farnéis, almoço, assistência médica e ajuda de várias formas. Para os que teem olhos de ver, como dizia o Mestre Jesus, basta observar as diversas casas de auxílio fraternal espalhadas pelo Brasil afora, desde os conhecidos trabalhos de assitência realizados por Francisco Cândido Xavier e seus seguidores, escolas, casas de saúde, creches e inúmeras obras destinadas a idosos e crianças, como a Mansão do Caminho e a Cidade da Luz, em Salvador, para citar apenas dois exemplos bem próximos.(Por Gilberto Santos, jornalista e trabalhador do Centro Espírita Lar João Batista/Salvador/BA.)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DESCOBRINDO A PÓLVORA.

Em discurso reservado para deputados, senadores e governadores do PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu aquilo que PT e PMDB, em público, sempre tentam negar: a existência de problemas na relação entre os dois partidos."Eu não estou convencido de que esteja tudo resolvido entre nós. Dois partidos grandes como os nossos sempre terão problemas, pedras no sapato. Temos que tirar uma a uma", afirmou o presidente, na casa do senador eleito pelo Ceará, Eunício Oliveira, em Brasília. A declaração, nunca dada em público presidente, foi dada antes de jantar oferecido pelo PMDB em homenagem a Lula. O som do microfone que o presidente usou para o discurso, em estrutura montada nos fundos da casa de Eunício, acabou sendo alto o suficiente para ser parcialmente ouvido na frente da casa, onde a imprensa estava concentrada.Em seguida, num tom mais ameno, Lula afirmou que não há chance de a aliança formada entre PT e P MDB para dar sustentação ao governo Dilma fracassar."As chances de dar certo é de 99,999%. A chance de dar errado é nenhuma", disse. O presidente destacou ainda que o governo terá uma posição "confortável" no Congresso, mas lembrou que, ainda assim, "teremos adversários". Lula cobrou ainda do PMDB cuidado com o controle da inflação. Antes de Lula, o presidente do partido e vice-presidente eleito, Michel Temer, agradeceu o presidente."O tratamento de Lula ao PMDB foi compatível com a grandeza do partido", afirmou.(Fonte:UOL/Bol).
MOMENTOBRAILCOM.COM(Comentário):
Até cegos sabiam das desavenças. Eles não enxergam! mas ouvem. Qual o político que não tem o ego 'inflado? os melindres aflorados? Como em não sendo o maior partido do país, no pôr as 'manguinhas' de fora, e fazer exigencias? Ainda mais tendo na cúpula diretiva do PMDB, duas velhas raposas: O Temer e o Sarney. O Lula, durante os 8 anos de mandato é que tentou tapar o sol com peneirias, no intuito de encobrir vários equívos e coisas que o valham. O que achamos engraçado à bessa, é que nos tempo de sindicalista e de político de oposição(até então era sustentado pelo próprio partido), valia-se totalmente de imprensa. Após galgar a Presidência, torna-se verdadeiro verdugo dela. Perguntamos: E agora? tambem vai dizer que é golpe da imprensa, contra seu governo? Que tudo não passa de maledicências? Que é pura invenção da mídia? Que uma satisfação, senhor Presidente. Queremos o respeito a que temos direito de forma total, geral e irrestrita!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

COITADA DA PREVIDENCIA!!!!

Anunciado pelo futuro vice-presidente da República, Michel Temer, o ex-presidente do senado Garibaldi Alves(PMDB/RN), ministro da Previdencia, declarou nada entender nada entender da pasta; Mas que aceitou, para agradar ao partido.
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Num país onde a saúde e principalmente a Previdencia Social, vão de mal a pior, não podemos esperar mais que o aumento do cáos já instalado. Aposentados e pensionistas massacrados literalmente, a começar pelos proventos que o governo insiste em dizer que é 'benefício'(?), e que nós sabemos que de benefício não tem nada. Mais apropriado seria denominar-se 'malefício', pois, o vergonhoso fator previdenciário, instrumento que é usado para 'des'ajustes dos míseros proventos, que ao lado do sofrível salário mínimo, a cada mês achata, ou seja: falta grana e sobra mês, recorrendo a empréstimos para que possam sobreviver nos trinta dias. Um ministro colocado por imposição? Antigamente chama-se Q.I.(quem indicou), que de própria voz,(e nos corredores do planalto é conhecido por "boca-mole") declara-se incompetente para o cargo, por um governo federal, que não pode ser chamado de sério. Mas, todo povo tem o governo que merece!!!!!.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PMDB QUER MAIS MINISTÉRIOS

A força do Michel Temer:
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
O PMDB insiste em ter 5 ministérios, alem dos que já possui. Segundo avaliação do próprio partido, está perdendo prestígio na montagem do governo e que, consideram um espaço justo para quem apoiou Dilma desde o início. Inclui tambem a manutenção do Edison Lobão na pasta mesmo com o mau estar causado por algumas declarações e pelo vazamento de que dirigentes da Agencia Nacional de Petróleo(ANP) indicados por Lobão tomaram decisões que beneficiaram a Refinaria de Manguinhos, investigada por fraudes. São estes fatos que noticiados pela imprensa livre, incomodam em muito o Lula. Ninguem de sã consciencia, iria pensar que o maior partido do país na atualidade, fosse ficar de braçinhos cruzados, vendo a formação da nova equipe de governo, composta em sua esmagadora maioria de petistas. Vimos alertando há algum tempo, que os egos aflorariam e os melindres rapidamente tomariam conta dos noticiosos.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A BUSCA DA VERDADE.

De Lula na semana: "Os meios de comuncação confundem crítica com o cerceamento da liberdade de imprensa. È a coisa mais absurda e pobre do ponto de vista teórico alguem achar que não pode receber crítica. Nunca pedí para ninguem falar bem de mim, nunca pedí para fazer matéria falando bem de mim. Sò quero que me falem a verdade". O que é a verdade? A definição mais simples: é o que está de acordo com os fatos ou a realidade. Se digo que o vice-presidente José Alencar está muito doente, digo uma verdade. Incontestável. Digo outra se afirmo que o governo Lula chegará ao fim com um extraordinário índice de aprovação, o mais alto dos últimos 50 anos pelo menos. Por que não devo dizer que o mais alto de todos os tempos? Porque há 60 ou 70 anos não se avaliava o desempenho dos governos com a regularidade e o rigor de hoje, Estar de "acordo com os fatos ou a realidade" requer precisão.Lula e seus porta-vozes, abusaram e ainda abusam da imprecisão quando a tudo aplicam a fórmula genérica do "nunca antes na história deste país..." Se digo que Lula sabia da existencia do mensalão antes que ela fosse denunciada pelo ex-deputado Roberto Jeferson, posso não está dizendo uma verdade incontestável - Lula jamais o admitiu. Nem foram recolhidas evidências de sobra de que ele de fato não soubesse. Mas posso não está mentindo. A verdade tambem é uma questão de julgamento relativo. Como funcionaria dentro do governo, com ramificações em gabinetes a poucos metros do gabinete presidencial, uma "sofisticada organização criminosa" que tentou se "apoderar de parte do aparelho do Estado" - e Lula simplesmente não fazer a minima ideia disso? O mensalão nao se limitou ao pagamento de propinas a deputados. Serviu para animá-los a trocarem de partidos. E a partidos a trocarem de lado. Em um apartamento de Brasília, antes de se eleger presidente em 2002, Lula assistiu â compra pelo PT do passe do PL do deputado Valdemar Costa Neto(SP). Custou mais de 6 milhões. Na ocasião, junto com ele, estavam Alencar, José Dirceu e Delúbio Soares. Foi o então governador Marcondi Perilo, de Goiás, quem primeiro falou com Lula sobre o esquema de suborno de deputados. Ele não reagiu. Dirceu repetiu mais de uma vez antes e depois de ter sido despejado do governo: "Nada fiz à frente do PT ou como ministro da casa Civil que Lula não estivesse informado". Não foi desmentido por Lula nem por ninguem. Dirceu é um dos 40 denunciados no Caso do Mensalão. E então: posso afirmar com razoável margem de acerto que Lula sabia de tudo? Se ele pode dizer que a história do mensalão não passou de uma tentativa de golpe contra seu governo, encontro mais amparo an realidade para afirmar que ele sabia, sim, do mensalão. Baseio-me em fatos, em antecedentes e em deduçoes óbvias. ele, apenas em sua imaginação. O que fez o mesmo a oposição para derrubá-lo? Via Aécio Neves, conspirou para que ficasse no cargo. Quando em apuros, autoridades em geral costumam exigir que a imprensa só publique a verdade, , nada mais do que a verdade, como se assim pudessem ser beneficadas. Mas na maioria das vezes são elas próprias que fabricam falsas verdades para encobrir verdades incômodas. Ou são elas que transfiguram verdades a ponto de torná-las irreconhecíveis. Isso está longe de significar que a imprensa, por má fé ou erro, não publique mentiras. Por sí só é o que basta para lhe causar grande dano, atingindo-a no seu patrimônio mais precioso - a credibilidade. Porque se o público começa a duvidar do que escrevo, para isso não preciso mais. Ele costuima ser mais condescendente com político que mente do que com jornalista. deveria ser impiedoso com ambos. Lula acerta quando diz que a crítica à imprensa nada tem a ver com restrições â liberdade de informar. Quanto à busca pela verdade, digo que ela não de3veria ser apanágioo apenas da imprensa ou da ciência.(Fonte: R. Noblat/ATARDE).
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Publicamos na íntegra esta matéria porque vem exatamente fechar com nosso raciocínio e ratificar ourtras que publicamos e respectivos comentários. O presidente Lula, tem sentido literalmente na pele a força da imprensa e da opinião pública, referentes as tentativas de amordaçar a imprensa livre.
Obs: Os grifos são deste editor.